Variedades

Curiosidades Sobre os Mascotes, Logo e as Músicas da Copa

Mascotes e a música da Copa sempre são um sucesso, por isso separemos algumas curiosidades bem legais para você sobre este assunto.

2018 – Russia 

Em setembro de 2016, uma eleição online ocorrida na Rússia elegeu o lobo Zabivaka como a mascote oficial da Copa do Mundo de 2018. Mais de 53% das pessoas escolheram o personagem, superando outros animais que estavam no páreo, como um tigre e um gato. Seu nome significa algo como “Pequeno Goleador”.
A logo da Copa transformou a taça em uma matriosca, aquela boneca tradicional russa que é um dos símbolos do país. Além disso, a Rússia também pretende exaltar outras características das quais ela se orgulha, como seu desenvolvimento aeroespacial – foi o primeiro país a mandar um homem ao espaço – e o folclore, principalmente a lenda do Pássaro de Fogo. 

Para 2018, entretanto, ainda não tem nada definido, mas tem muita gente fazendo especulações sobre quem será o artista escolhido. Algumas pessoas apontam de Anitta a Lady Gaga, mas vai ser preciso esperar mais algum tempo para isso ser revelado oficialmente.  

2014 – Brasil 

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola foi batizado neste domingo: Fuleco. O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet.  Segundo a Fifa, Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia, “dois componentes fundamentais da Copa”. A entidade explicou ainda que o nome “mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente”. 

A Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, já tem a sua logomarca. O desenho, nas cores verde, amarelo e vermelho, é inspirado na taça e foi aprovado por um grupo de notáveis que contava, entre outros, com a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo. 

Composta pelo rapper americano Pitbull e interpretada também pela cantora brasileira Claudia Leitte e a americana Jennifer Lopez, a música oficial da Copa do Mundo de 2014 foi lançada pela FIFA nesta terça-feira (08.04). A FIFA também revelou a lista de músicas do disco “One Love, One Rhythm: Álbum Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014”. Os fãs de futebol e de música agora poderão baixar “We Are One (Ole Ola)”, a canção oficial da Copa. 

2010 – Africa do Sul  

A África do Sul escolheuum dos animais de sua rica fauna para ser a mascote da Copa-2010. O leopardo Zakumi se apresenta com corpo amarelo e cabelo verde. Segundo o criador Andries Odendaal, trata-se de um “disfarce” para que o felino possa se esconder no gramado. As cores também fazem menção ao uniforme da seleção dona dacasa. 

O logo oficial foi lançado em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Ele apresenta elementos da cultura africana, além de destacar a prática do futebol, mostrando em destaque uma figura humana estilizada (jogador de futebol) chutando uma bola. No pano de fundo é apresentado o mapa da África, também estilizado, nas cores da bandeira sul-africana. 

A música se chama “Wavin’ Flag” (Bandeira Tremulante), na verdade é uma versão mix escrita e interpretada pelo somaliano K’naan. 

O som é bem diferente do usual, levando influência de diversos estilos como: rap, reggae, hip-hop, soul. E essa união criou uma música de qualidade surpreendente e muito agradável, digamos que ela realmente combinou com essa copa. 

 

2006 – Alemanha 

A Alemanha, o leão Goleo VI, mascote oficial da competição, e sua fiel acompanhante, Pille, a bola falante. Trata-se do primeiro mascote oficial da Fifa totalmente animado. Ele fala, toca, dança e até banca o comediante. Pille, a bola falante, exibe um repertório enciclopédico sobre futebol. Segundo Jim Henson, criador do personagem, o nome do mascote surgiu porque, durante os testes, ele gritava, em inglês, “Go, Leo, Go”.

O logo foi produzido por uma agência britânica, a Whitestone. O objetivo é deixar explícito o país aonde irá ocorrer o evento, no caso a Alemanha, e ao mesmo tempo fazer algo despojado.

O encarregado por compor a música oficial do torneio foi Herbert Grönemeyer, artista local bastante conhecido dos alemães, já que, além de cantor, tambem acumula trabalhos como ator, tendo estrelado inúmeros filmes do cinema alemão. Além de Celebrate the Day, tema da Copa do Mundo de 2006, Grönemeyer também foi o autor da música oficial das Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia. 

 

2002- Coreia do Sul e Japão 

Os organizadores da Copa do Mundo de 2002 resolveram inovar na escolha do mascote do torneio. Em vez dos tradicionais animais e personagens típicos, o Mundial do Japão e da Coréia do Sul, primeiro do milênio, teve três extraterrestres comomascotes. Chamados de Spheriks, os mascotes representaram partículas de energia na atmosfera. Esses seres foram criados por causa das “boas vibrações” existentes, principalmente durante os jogos de futebol. Logomarca da Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão.

Na última vez que o Brasil se sagrou campeão mundial, na Coréia do Sul e no Japão, a música tema da Copa do Mundo foi Boom, da norte-americana Anastacia.  

Toda copa sempre tem muita diversão e novidades! Diverta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *